quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PECADO : CONFISSÃO E REGENERAÇÃO

PECADO : CONFISSÃO E REGENERAÇÃO


A CONFISSÃO DOS PECADOS
Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1847 . – ”Deus que nos criou sem nós, não quis salvar-nos sem nós”.(S. Ag.).O acolhimento da Sua misericórdia exige de nós a confissão das nossas faltas. “Se dizemos que não temos pecados, enganamo-nos, e a verdade não está em nós”. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a maldade”.(Jo.1,8-9).


É profundamente significativo que o Credo dos Apóstolos professe a nossa crença na Remissão dos Pecados, imediatamente depois de professar a nossa fé na Igreja Católica.

Estes dois mistérios da Igreja devem ser entendidos em conjunto. No Domingo de Páscoa, Jesus disse aos discípulos que caminhavam entristecidos para Emaús :

- “Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia e ser pregado em Seu nome o arrependimento e a Remissão dos Pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. (Lc. 24,46-47).

Jesus não predisse apenas que o Evangelho havia de ser pregado a todas as nações, mas que também os pecados seriam perdoados aos que se arrependessem.

O elemento chave deste Artigo do Credo dos Apóstolos é de que a Igreja fundada por Jesus Cristo, realmente tem o poder de perdoar os pecados em seu nome.

Mais do que isso, nós não só acreditamos que Cristo é misericordioso, que perdoa os pecados aos que se arrependem, mas também que confiou à Sua Igreja a participação no Seu poder de perdoar os pecados, na mesma medida em que Ele o fez durante a Sua Vida Pública.

O coração da Cristandade Católica está de harmonia com estas palavras. Nós acreditamos que o mesmo Jesus que disse ao paralítico :

- “Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados”. (Mt. 9,2), e que disse à mulher adúltera em casa de Simão, o fariseu: - “Os teus pecados estão perdoados”. (Lc. 7,48), é o mesmo Jesus que continua a Sua missão de curar as almas através da Igreja que Ele fundou.

Não devemos proclamar apenas que Deus é misericordioso, mas também que verdadeiramente perdoa os pecados pelo ministério da Igreja que Cristo fundou na Terra. Assim, os pecados são perdoados pelo sacramento do Baptismo, como aconteceu no dia de Pentecostes.

E depois do Baptismo continuam a ser perdoados pelo poder das chaves que Jesus confiou à Sua Igreja. Este poder não foi conferido a todos os cristãos, mas apenas àqueles que receberem o sacerdócio pelo Sacramento da Ordem. Foi isto o que sempre se entendeu pelas palavras de Cristo aos Seus Apóstolos na tarde do Dia de Páscoa :

- “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo. 20,22-23).

Em resposta aos fariseus que pensavam que só Deus podia perdoar pecados, quando Jesus os perdoou ao paralítico (Mc.2/5), Jesus respondeu-lhes :

- “Porque pensais assim nos vossos corações ? Qual é mais fácil, dizer ao paralítico : Os teus pecados são perdoados, ou dizer-lhe : Levanta-te, toma o teu catre e anda ? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados, ordeno-te - disse ao paralítico: levanta-te, toma o teu catre e vai para tua casa”. (Mc.2,9-12).

Deus, porém, pode partilhar este poder com os seres humanos que Ele criou.
Neste partilhar do poder divino de perdoar os pecados é que a Igreja está certa de o possuir. Foi o maior dom da misericórdia de Jesus Cristo em favor do mundo pecador até ao fim dos tempos.

O problema básico da vida humana no mundo, de hoje como de sempre, é o pecado, isto é, a nossa rebelião contra Deus e o Seu plano. É este o coração do problema com que nos debatemos, porque esta rebelião contra Deus cresce cada vez com maior evidência, nos tempos de hoje.

Nos tempos modernos, na nossa sociedade de hoje, com efeito, muitos povos se deixaram cair numa situação de não temerem a Deus e voltaram-se para uma vida materialista e fácil, sem compromissos de qualquer espécie, desde o sexo mais vergonhoso ao vandalismo mais corrupto.

E tudo isto está claramente contra os ensinamentos da Sagrada Escritura e contra a Tradição cristã, que o mesmo é dizer, contra a revelação de Deus. Um crescente número de pessoas preferem não crer, vivem no ateísmo professo, negando absolutamente a Deus, porque lhes não convém que Deus exista, como se Deus seja um estorvo para as suas ideias e o seu estilo de vida.

Para eles, a ideia de um Deus misericordioso e justo, é uma acusação permanente e desconfortável. A Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II para a Igreja no Mundo actual Gaudium et Spes, dedica três números a este importante problema (19-21) :

Ateísmo sistemático, que pretende uma absoluta independência humana de Deus, e até da noção de Deus.

Ateísmo Político, que pretende antecipar a libertação do homem, especialmente através da sua emancipação económica e social.

Esta forma de ateísmo argumenta que, pela sua verdadeira natureza, a religião, contraria esta libertação, estimulando a esperança do homem para uma ilusória vida futura e afastando-o da construção de uma Cidade Terrestre.

Ateísmo Prático, subtilmente promovido por um humanismo secular, pelo qual a atenção do homem e os seus intentos são completamente dirigidos para uma vida neste mundo em que o problema de Deus nunca é adequadamente considerado nem procurado.

Muitos povos de hoje abandonam a crença em Deus, simplesmente porque não consideram que seja necessário a alguém ser boa pessoa, o que é o mais alto ideal moral que eles podem aceitar ou mesmo imaginar.

A Igreja Católica continua a afirmar que a raiz de todos os problemas da humanidade é a rejeição de Deus, quer pela negação pura e consciente, quer pela ignorância, quer pela rebelião que é o pecado.

Sem a graça e a força de Deus, a pessoa humana só fica sujeita a cair em toda a espécie de pecado contra si mesma, o seu próximo e todo o mundo criado.

Sem o conhecimento de Deus, a humanidade fica cega em relação à última fonte de redenção e de ajuda quando enfrenta as tremendas dificuldades e desafios da vida humana.

O Catecismo da Igreja Católica, ao falar na Remissão dos Pecados começa por dizer :

976. - O Símbolo dos Apóstolos liga o perdão dos pecados à fé no Espírito Santo; mas também à fé na Igreja e na comunhão dos santos. Foi ao dar o Espírito Santo aos Apóstolos que Cristo Ressuscitado lhes conferiu o seu próprio poder divino de perdoar pecados : "Recebei o Espírito Santo : àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, serão retidos".(Jo.2,22-23).

“Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos, e a verdade não está em nós”. A Remissão dos pecados é condição essencial para o plano da História da Salvação.

ARREPENDIMENTO E REGENERAÇÃO
Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1848 . – Como afirma S. Paulo : “Onde abundou o pecado superabundou a graça”. Mas, para realizar a sua obra, a graça tem de descobrir o pecado, para converter o nosso coração e nos obter “a justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor”(Rom.5.20-21). Como um médico que examina a chaga antes de lhe aplicar o penso, Deus, por Sua Palavra e por Seu Espírito, projecta uma luz viva sobre o pecado.

A superabundância da graça, supõe um arrepemdimento em ordem à regeneração, e a regeneração ou conversão requer que o pecado seja posto a claro.


- «Veio hoje a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido».(Lc.19,9-10).

Chama-se Arrependimento a um sentimento interior que se manifesta e significa ter pena de ter pecado. Todavia, na dialéctica da Revelação, este continua a ser o tema das relações de Deus com o Povo de Israel e com todos os homens : Pena ou castigo, penitência e perdão são para todos os homens de todos os tempos.

Todavia, no Antigo e Novo Testamento, o Arrependimento significa conversão, mudança do coração, voltar-se para Deus, retornar para Ele :

- “Convertei-vos, filhos de Israel, Àquele de quem …vos separa...” (Is.31,6).
- “Vinde, voltemos para o Senhor. Ele feriu-nos, Ele nos curará”. (Os.6,1).
- “Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração, com jejuns”. (Joel. 2,12).

O verdadeiro Arrependimento é o trabalho da misericórdia de Deus :

- “Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, que havia de ser pregado, em Seu nome, o Arrependimento”...(Lc.24,46).
- “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados ; àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos...” (Jo.20,23).

O Arrependimento é um sentimento interior, mas que se deve manifestar por actos exteriores, para garantir a graça de Deus :

- “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados”. (Act.3,19).
- Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados… (1 Jo.1,9).

E é ainda por causa da resposta do homem à graça que há alegria no céu, e se a há no céu, indubitavelmente a haverá também na terra :

- “Haverá mais alegria no céu por um só pecador que se Arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de Arrependimento”. (Lc.15,7).

Foi assim com o Filho Pródigo, com a mulher adúltera, com Maria de Betânia, com Zaqueu, com o ladrão arrependido, e com tantos outros através da história, que, pelo Arrependimento deram início a uma vida nova, uma vida regenerada.

O Arrependimento é uma condição essencial para conversão e regeneração.
O conceito de uma iniciação na Comunidade Cristã como o nascimento para uma nova vida – Regeneração - dificilmente se encontra no Novo Testamento fora de S. João e de S. Pedro.

A natureza da Regeneração nos mistérios do Cristianismo é por demais obscura para se poderem encontrar paralelismos e não se sabe se esses mistérios são pré-Cristãos ou pós-Cristãos na sua origem.

Se o Judaísmo exibe um conceito de Regeneração também não é claro; os prosélitos são considerados como homens novos que começam uma vida inteiramente nova; todas as relações contraídas antes da circuncisão devem ser postas de parte.

Isto é efectivamente um novo nascimento – Regeneração - ainda que o termo não seja usado, e foi assim que foi influenciado o culto do Novo Testamento.

* A Regeneração de Deus eleva o homem ao nível de Deus, para quem o pecado é impossível. Em virtude dessa Regeneração o homem vence o mundo, como Jesus venceu o mundo :
- “Porque todo o que nasce de Deus vence o mundo ; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.(1 Jo.5/4).(cf.Jo.l6,33).
* A Regeneração para uma vida nova é um cumprimento escatológico, tal como quando Jesus se entregou ao Pai :
- “Ele que, quando O insultavam, não insultava, e sofrendo não ameaçava, mas Se entregava Àquele que julga com justiça”. (1 Pe.2,23).
O Conceito de Regeneração está perfeitamente integrado na doutrina da Igreja e da Reconciliação e faz parte da História da Salvação.



John Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário