quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CATOLICISMO X PROTESTANTISMO - PARTE 4

14 . PURGATÓRIO
_______________________________________________________________

OBJEÇÃO : Os católicos acreditam na existência do purgatório, mas a bíblia não fala dele!

RESPOSTA: Os que morrem na graça e amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu. A Igreja denomina Purgatório sendo esta purificação final dos eleitos que é completamente distinta do castigo dos condenados. Podemos, conforme 2 Macabeus 12, 41 - 46, rezar com muita confiança para que Deus santifique e purifique as almas de nossos irmãos já mortos e os conduza à glória da vida eterna: “41Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas,42e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados. 43Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, 44porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. 45Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, 46era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” Então, o que podemos fazer pelos nossos mortos e pelas almas do Purgatório? Podemos rezar, fazer caridade, rezar o terço, mandar rezar uma missa tendo em mente estas intenções, conforme a passagem acima.

15 . SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO ?
_______________________________________________________________

OBJEÇÃO : A Bíblia ordena (Ex 20,8s): “Lembrem-te de santificar o dia de Sábado”. Por que , então, os católicos guardam o Domingo ?

RESPOSTA: Em Mc 2,27-28 afirma Jesus : “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado.” Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para o Domingo, o dia da Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como atesta a tradição cristã. (Mc 16,9 e At 2,1).

Podemos ver provas indiretas da santificação do Domingo já no tempo dos Apóstolos achamo-las em At 20-7: “No primeiro dias da semana (domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa), Paulo falava...”
No Último livro da Bíblia, no Ap 1,10 São João Evangelista já usa nova denominação cristã, “Domingo” - “Dia do Senhor”, em lugar do judaico “primeiro dia da semana”, ou romano “dia do sol”, - testemunhando de que já naquela época os cristãos celebravam este dia, chamando-o “Dia do Senhor - Ressuscitado”.
O “Sábado” bíblico, na língua hebraica, está relacionada com “descanso” e com sétimo dia. Os cristãos, desde o primeiro século, escolheram para o dia do descanso, o dia histórico de domingo, o dia da Ressurreição de Jesus Cristo.

16 . PAGAMENTO PELOS BATIZADOS E CASAMENTOS
_______________________________________________________________

OBJEÇÃO: Porque os padres católicos cobram pelos batizados, casamentos e Missas, quando lemos na Bíblia, (Mt 10,8), “Dai de graça o que de graça recebeste”?

RESPOSTA: Neste trecho de São Mateus, Jesus ordena: “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios. Dai de graça o que de graça recebestes”.

A cobrança não é obrigatória. Caso a pessoa não tenha como contribuir, esta pode marcar missas e batizados sem que seja pago nenhum centavo, porém há de observar que o que é arrecadado visa manter a igreja que é de todos. A cobrança não é contrária à Bíblia que diz: “O que é catequizado na palavra, reparta de todos os bens com o que catequiza” ( Gal 6,6 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário