quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CATOLICISMO X PROTESTANTISMO - PARTE 2

5 . CASAMENTO - SACRAMENTO INDISSOLÚVEL ?
__________________________________________________________________________________

ACUSAÇÃO : Por que a Igreja católica proclama o matrimônio como sacramento indissolúvel ? Os outros crentes adotam simplesmente a lei civil sobre o casamento e o divórcio. Qual é o ensinamento da Bíblia ?

RESPOSTA : A Bíblia não deixa nenhuma dúvida a respeito da indissolubilidade do matrimônio em Mt 19,3-9. “Não separe, pois, o homem o que Deus uniu”. Jesus disse: “ Todo o que despedir a própria mulher e casar-se com outra, comete adultério; e quem casar-se com uma repudiada, comete adultério”.
Mesmo que a Igreja Católica nunca aprove o divórcio, em alguns casos o Tribunal Eclesiástico do Matrimônio pode declarar a nulidade dum “matrimônio”, quando depois de séria investigação fica provado que, na celebração de tal “casamento” na igreja, faltaram condições essenciais para sua validade, exigidas pela lei da Igreja, ( idade, liberdade, etc. ). Isso não é concessão do divórcio, mas apenas uma declaração de que - apesar da cerimônia religiosa, - o tal “matrimônio” não era validamente contraído, isto é, nunca se realizou.

6 . CASAMENTO DOS PADRES ?
_______________________________________________________________

Por que os Padres católicos não se casam ? Assim haveria mais vocação e menos escândalos. A própria Bíblia o recomenda em I Tim 3,2 : “É necessário que o bispo seja irrepreensível ; que tenha casado com uma só mulher...”

RESPOSTA : S. Paulo não era casado. ( veja I Cor 7,8 ). Numa das suas cartas ele recomenda : Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo”. A Igreja Católica reconhece que a exigência do celibato dos padres não é lei divina, mas de lei eclesial, que em circunstâncias especiais poderia ser abolida, mas opta pela maior perfeição, já que por este motivo os Apóstolos de Jesus deixavam a convivência matrimonial e familiar, para se dedicar inteiramente à propagação do Reino de Deus, - como consta de Lc 18,28-30: “Disse depois Pedro: “Eis que nós deixamos tudo o que nos pertence para te seguir”. Ele respondeu-lhes: “Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba o múltiplo no tempo presente, e no século que há de vir, a vida eterna”. Assumindo livremente o celibato, o sacerdote imita a maneira de viver de Jesus - celibatário, - inteiramente dedicado às coisa do Pai e de seu Reino.

7 . O PAPA
_______________________________________________________________

OBJEÇÃO : O Papa é a predita besta do apocalipse ! Pois em Ap 13,18 lemos : “Quem tem inteligência, calcule o número da besta, porque é número de homem : este número é 666 ”. Ora, o Papa é chamado “Vigário do Filho de Deus”, o que se escreve em latim : Vicárius Filii Dei. Somando as letras que em latim tem valor de algarismos (do sistema romano para o decimal), dá soma igual a 666 ! :

RESPOSTA : “O texto do Apocalipse ( Ap 13,18 ) exige que a Besta seja um homem, e não um cargo ( de chefe da Igreja Católica) ocupado até agora por 264 Papas. As pessoas quando querem justificar uma coisa, inventam mil desculpas. Além disso, nenhum Papa usou o título de “Vigário do Filho de Deus”. Costumam chamar-se “Servo dos servos de Deus”, “Bispo de Roma”, “Vigário de Jesus Cristo”, “Patriarca do Ocidente”, etc.
Para os verdadeiros cristãos o Papa é sempre o sucessor de S. Pedro, atribuindo-lhe as seguintes promessas de Cristo : Mt 16,18 : “Eu digo : tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja (...) A ti darei as chaves do Reino dos céus...”
Para aqueles que ousam chamar o Papa de Anticristo, que deve aparecer pelo fim do mundo, responde João Apóstolo na sua carta ( I Jo 2,18-19) : “O anticristo está para vir, mas digo-vos que já agora há muitos anticristos... Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos ; porque, se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco”. É claro que S. João era sempre unido a S. Pedro e seus sucessores. Portanto o Anticristo sairá das fileiras que abandonaram a Igreja Apostólica.

8 . INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA
_______________________________________________________________

OBJEÇÃO : Os protestantes proclamam a plena liberdade individual na interpretação da Bíblia. Por que a Igreja Católica não a permite ?

RESPOSTA : a ) O triste resultado da livre interpretação da Bíblia pelos protestantes é a divisão em milhares de seitas, contrária à vontade e oração de Jesus na Última Ceia: (Jo 17,20-21). “Não rogo só por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam uma só coisa, assim como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti ; também eles sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. Outro lastimável efeito nestas seitas é a negação de alguns sacramentos e muitas verdades importantes, contra a expressa ordem de Cristo: (Mt 28,19-20) “Ide, pois, ensinar todos os povos... ensinando-os a observar tudo o que vos mandei ”.

Alguns protestantes argumentam em favor da livre interpretação da Bíblia com as palavras de S. Paulo (IITim 3,14-17 ) : “ Desde a infância você conhece as Escrituras ... Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a obra boa”. Pois bem; claro mas a obra boa por excelência , recomendada por Jesus e igualmente por S. Paulo , repetidas vezes , é a união de todos os cristãos na mesma Igreja -o Corpo místico de Cristo, na mesma fé, na mesma doutrina e tradição apostólica . Pelo contrário , as divisões e seitas são a pior obra, nascida por uso leviano e lamentável abuso da Bíblia.
Escutemos, ainda, as claras palavras advertências bíblicas da carta de S. Pedro : ( II Pd 1,20 ) “Sabei porém , antes de tudo , que toda profecia contida na Escritura não será sujeita à interpretação particular”. E mais para frente ele escreve: (II Pd 3,16) “Nas quais (cartas de S. Paulo) há algumas coisas difíceis, que os indoutos e inconstantes adulteram , como fazem com outras escrituras, para própria perdição”.
Mensagem para os Católicos: “Quem vos ouve, a mim ouve ; quem vos despreza, a mim despreza;

Nenhum comentário:

Postar um comentário