quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AS EXÉQUIAS CRISTÃS

AS EXÉQUIAS CRISTÃS !


Diz o Catecismo da Igreja Católica :


1684. – As Exéquias cristãs não conferem ao defunto nenhum sacramento, nenhum sacramental, uma vez que ele já "passou" para lá da economia sacramental. Mas nem por isso deixam de ser uma celebração litúrgica da Igreja. O ministério da Igreja tem em vista, aqui, tanto exprimir a comunhão eficaz com o defunto, como fazer participar nela a Comunidade reunida para o funeral e anunciar-lhe a vida eterna.

EXÉQUIAS
Chamamos Exéquias a todas as cerimónias fúnebres; e entre elas ocupam o primeiro lugar as Missas exequiais. Antes da reforma litúrgica, muitas vezes se celebrava uma das várias Missas exequiais, de paramentos pretos, alimentando o sentido da morte e do luto, mais do que o da ressurreição.

Após a reforma da liturgia, deixou de ser usado o paramento preto e deixou de ser celebrada a chamada Missa dos defuntos. Todavia continua-se a celebrar a missa pelos defuntos, num rito diferente, de modo a fazer sobressair a ideia da ressurreição final, para a qual se caminha com a purificação do purgatório ajudada pelos méritos infinitos de Cristo, concedidos a cada um na medida das suas capacidades. Daí que o Concílio tenha esclarecido o sentido das Exéquias na Constituição sobre a Sagrada

Liturgia :
- As Exéquias devem exprimir melhor o sentido pascal da morte cristã. Adapte-se mais o rito às condições e tradições das várias regiões, mesmo na cor litúrgica. (SC 81).

- Faça-se a revisão do rito de sepultura das crianças e dê-se-lhe missa própria. (SC 82).
Sobre a celebração das Exéquiasdiz-nos o Catecismo da Igreja Católica :

1685. - Os diferentes ritos das Exéquias exprimem o carácter pascal da morte cristã e correspondem às situações e tradições de cada região, até no que respeita à cor litúrgica.

1686. – O Ordo exequiarum (OEx) da liturgia Romana propõe tipos de celebração das Exéquias, correspondentes aos três lugares em que se desenrolam (a casa, a Igreja, o cemitério), e segundo a importância que lhes dão a família, os costumes locais, a cultura e a piedade popular. O esquema é, aliás, comum a todas as tradições litúrgicas e compreende quatro momentos principais.
E depois de apresentar os quatro momentos principais da celebração eucarística pelos defuntos, (Acolhimento da Comunidade, Liturgia da Palavra, Sacrifício eucarístico e Adeus),o Catecismo da Igreja Católica termina assim :

1690. - Por esta saudação final, "canta-se por ele ter partido desta vida e pela sua separação, mas também porque há uma comunhão e uma reunião. Com efeito, mortos, nós não nos separamos uns dos outros, porque todos percorremos o mesmo caminho e nos reencontraremos no mesmo lugar. ‘Nunca nos separaremos, porque vivemos para Cristo e agora estamos unidos a Cristo, indo para Ele... estaremos todos juntos em Cristo". (S. Simão de Tessalónia, Sep.)

A exéquias são a prárica litúrgica da Igreja que precede o funeral.

John Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário