quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR

ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR

Diz o Catecismo da Igreja Católica :
683. – «Ninguém pode dizer “Jesus é Senhor” a não ser pela acção do Espírito Santo»(1 Cor.12,3). «Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama : “Abbá! Pai”»(Gal.4,6). Este conhecimento de fé só é possível pelo Espírito Santo. Para estar em contacto com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que vem ao nosso encontro e suscita em nós a fé. Em virtude do nosso Baptismo, primeiro sacramento da fé, a vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja.

“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho, E com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.” É esta a afirmação ou profissão de fé do Credo de Niceia.

ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO
No sentido original da palavra grega parakletos, o Paráclito é o que foi chamado para junto de alguém para o ajudar, para lhe assistir, para o consolar ou confortar.
Também se traduz por advogado, não no sentido profissional, mas apenas como alguém que ajuda. Esta palavra não aparece na versão dos LXX (setenta), e só aparece 5 vezes no Novo Testamento, apenas nos escritos de S. João e é traduzida como Consolador e Advogado.
No Quarto Evangelho, o Paráclito é a Presença Divina dentro da Comunidade depois da Ascensão de Jesus. É chamado Espírito de Verdade porque ele continua o trabalho de Cristo e lembra os ensinamentos de Jesus, conduzindo os crentes à verdade.
O Espírito Santo, o Paráclito, traz a presença de Jesus para levar os crentes à perfeição porque, tal como Jesus, o Paráclito vive neles.
- E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um Consolador para estar convosco para sempre, o Espírito de Verdade que o mundo não pode receber... (Jo. 14,16-17).
- Mas o Consolador, o Espirito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas... (Jo. 14,26).
- Mas quando vier o Consolador, que vos hei-de enviar da parte do Pai... Ele testificará de Mim.(Jo. 15,26).
- Convém que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador, não virá a vós... (Jo. 16,7).
A Escritura identifica a mente de Deus com a Palavra (Verbo) de Deus, como diz S. João no seu Evangelho :
- No princípio já existia o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.(Jo.1,1).
O grande Doutor da Igreja, Santo Tomás de Aquino, na sua exposição sobre o Credo dos Apóstolos, escreveu :
- Assim como o Verbo de Deus (Palavra de Deus), é o Filho de Deus, também o Amor de Deus é o Espírito Santo.(Art. 8).
O Espírito Santo é a Graça Incriada, cuja permanência dentro das nossas almas nos confere a Graça Santificante, e que a Igreja nos permite que lhe chamemos a Alma da nossa alma.
No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos na forma de línguas de fogo.
Isto foi um sinal visível do que eles receberam interiormente, especialmente a luz para aceitarem os ensinamentos de Jesus e a força para serem Suas testemunhas até ao preço do seu sangue.
A presença do Espírito Santo dá aos Cristãos a força necessária para que tenham uma vida de santificação.
A santificação é o processo pelo qual Jesus Cristo não só subjuga o pecado na vida dos Cristãos, como também, pelo qual o Espírito Santo produz ainda um bem-estar de confiança em cada pessoa.
Através do Espírito Santo os Cristãos crescem no ritmo espiritual da sua vida. O Espírito Santo purifica as nossas almas do pecado.
Isto é uma consequência lógica do facto de que O mesmo por quem as nossas almas foram criadas é O mesmo por quem elas hão-de ser reparadas ou purificadas.
E se foi através do Amor de Deus que as nossas almas foram criadas, esse mesmo Amor, que é o Espírito Santo, deve conduzir as almas à Sua amizade divina.



John Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário