quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AS BEM-AVENTURANÇAS

AS BEM-AVENTURANÇAS

Diz o Catecismo da Igreja Católica :


1719 . – As Bem-Aventuranças descobrem o fim da existência humana, o fim último dos actos humanos : Deus chama-nos à Sua própria felicidade. Esta Vocação dirige-se a cada um, pessoalmente, mas também ao conjunto da Igreja, povo novo constituído por aqueles que acolheram a promessa e dela vivem na fé.



Quando se fala em Bem-aventuranças, faz-se referência ao que Cristo pregou no chamado Sermão da Montanha. Mas o Sermão da Montanha é muito mais do que simplesmente as Bem-aventuranças.

Todavia, esta forma literária de Bem-aventuranças como declaração de bênção ou merecimento para alguma virtude que praticamos, aparece muitas vezes no Antigo e Novo Testamento. Assim, aparece 26 vezes nos Salmos, 8 vezes nos Provérbios, 10 vezes em outros Livros do Antigo Testamento, e 13 vezes nos Livros gregos do Novo Testamento.

Tradicionalmente, as Bem-aventuranças são as oito que S. Mateus apresenta, (Mt 5,3-12), e de que S. Lucas apresenta apenas em número de quatro. (Lc. 6,20-23) .Vamos transcrever tudo quanto nos diz o Catecismo da Igreja Católica, sobre as Bem-aventuranças :

1716. - As bem-aventuranças estão no centro da pregação de Jesus. O seu anúncio retoma as promessas feitas ao povo eleito, desde Abraão. A pregação de Jesus completa-se, ordenando-se não já somente à felicidade resultante da posse duma terra, mas ao Reino dos Céus :
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
- “Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal de vós. Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos Céus a vossa recompensa”. (Mt.5,3-12).

1717. - As bem-aventuranças dão-nos a conhecer o rosto de Jesus Cristo, descrevem-nos a Sua caridade, exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua Paixão e Ressurreição, iluminam os actos e atitudes características da vida cristã, são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações, anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas para os discípulos, são inauguradas na vida da virgem Maria e de todos os santos.

Aparentemente parece que são nove e não oito as Bem-aventuranças apresentadas por Mateus.
Todavia há os que apresentam as duas últimas, como uma só.
O lugar do Sermão da Montanha, onde Jesus pregou as Bem-aventuranças, foi, provavelmente, numa encosta, perto de Cafarnaum, acima da planície de Genezaré.
Lucas diz-nos :

- “Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos”. (Lc.6,17).

As Bem-aventuranças são, portanto, um conjunto de sentenças formuladas por Cristo, que indicam as atitudes necessárias para uma autêntica vida cristã. Elas foram uma introdução ao Sermão da Montanha em que Cristo pregou outras coisas, como :

- “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo; Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-la, mas completá-la; Se a vossa virtude não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”.(Mt.5,13-20).

Cada um de nós, com muita fé, muita humildade e um grande desejo de amar a Deus e ao próximo, deve meditar nas Bem-aventuranças para delas saber tirar o que mais interessa para a renovação da nossa vida de união a Deus, como caminho certo para a Bem-aventurança final.


Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia


John Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário