quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CATOLICISMO X PROTESTANTISMO - PARTE 1

1 . VENERAÇÃO DE IMAGENS

ACUSAÇÃO DOS PROTESTANTES: <>

RESPOSTA : “O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e coloca-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ) . Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.” Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los - como o faziam os vizinhos pagãos, - mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto : “Eu sou o Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles falsos deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou debaixo sobre a terra, ou nas águas, de baixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, ( à imitação dos pagãos ),( Ex 20,2-5 ). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. “Não adores nenhum outro deus” ( Ex 34,14 ) ou “Não farás para ti deuses fundidos “ ( Ex. 34-17 ) .
Assim, entendemos que o Deus que devemos adorar é o ÚNICO que existe. As imagens, como as fotos, são apenas lembranças, recordações que nos fazem continuar nossa luta cristã.

2 . BATISMO

ACUSAÇÃO DOS PROTESTANTES: <>

RESPOSTA : “Onde estão as provas bíblicas para esta afirmativa? Eles não existem! Alguns textos falam de batismo por imersão. Outros textos bíblicos indicam o batismo feito por imposição. Em At 8,36-38 lemos sobre o batismo feito pelo diácono Filipe, no caminho entre Jerusalém e Gaza, onde não existe nenhum rio ou lagoa, em que seria possível batizá-lo por imersão. Exemplos de passagens: At 9,18-19 relata o batismo de Saulo convertido numa casa de Damasco. Em Filipos (At 16,33) S. Paulo batizou o carcereiro. Na “nova e Eterna Aliança” o batismo substituiu a circuncisão da Antiga Aliança”, como rito da entrada para o povo escolhido de Deus. Se o próprio Deus ordenou a Abraão circuncidar os meninos já no 8º dia depois do nascimento, sem exigir deles uma fé adulta e livre escolha, então não seria lógico recusar o batismo às crianças dos pais cristãos, por causa de tais exigências. Conforme ordem de Jesus (Mt 28,18-20): “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” Desta forma, como o próprio Cristo nos pediu, a Igreja Católica continua batizando a todos!

3 . CONFISSÃO

ACUSAÇÃO DOS PROTESTANTES: <>

RESPOSTA : “Quem negava a Jesus o poder de perdoar os pecados, e até taxava de blasfemador, eram os orgulhosos escribas. Jesus , porém, lhes respondeu (Mc 2,10) : “Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados...”
Em uma das passagens, Cristo confia a Simão Pedro a Igreja, que hoje é chamada de Católica. Jesus disse que tudo o que Pedro ligasse ao céu, Ele (Jesus) também ligaria, e o que Pedro desligasse, Jesus também desligaria. Pedro hoje, é representado pelo nosso Papa, que também se faz presente na figura de nossos sacerdotes. Por isso contamos nossos erros aos nossos padres e eles ligam ou desligam ao céu, assim como foi a vontade de Jesus.

4 . COMUNHÃO

ACUSAÇÃO DOS PROTESTANTES: <>

RESPOSTA: “A Comunhão sob uma ou duas espécies não constitui essencial diferença já que em cada pedacinho de pão e em cada gota de vinho consagrado recebemos Jesus inteiro, vivo e ressuscitado; como consta claramente de suas palavras ( Jo 6, 51-56)”:
“51Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. 52A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? 53Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”.
Claro, não é um pouquinho de carne ou sangue que recebemos na santa Comunhão, mas o “EU” de Jesus: a Pessoa do Filho de Deus Encarnado - nosso Salvador.
Por isso os primeiros cristãos costumavam levar aos encarcerados pela fé, somente o pão consagrado; e os doentes que não conseguem engolir um pedacinho da hóstia consagrada, a Igreja recomenda administrar algumas gotas do vinho consagrado. E em grupos, menores e bem preparados, pode-se administrar a Santa Comunhão sob duas espécies. O que mais importa é a viva fé, humildade diante deste Santíssimo Sacramento do Amor !
E continuamos a comungar, pois seguimos estas palavras do Santo Evangelho: “Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” ( Jo 6,53).

Nenhum comentário:

Postar um comentário