domingo, 12 de fevereiro de 2012

A SÍNDROME DO FILHO PRÓDIGO

Seja em verso, prosa ou conto a parábola do filho pródigo sempre chamou a atenção dos cristãos. Quem nunca se sentiu assim? Passar por uma fase assim é quase uma máxima para se reconhecer verdadeiramente a Cristo, se sentir amado mesmo não merecendo amor nenhum, é uma prova do imenso amor de Deus e exclusivo amor que ama sem perguntar por onde andávamos.

Como é boa a casa do Pai, na parábola vemos um jovem saindo de casa, mas já parou para pensar como era conviver com um irmão rancoroso, invejoso, ou modelo de filho... Como era este jovem dentro de casa, como era o relacionamento com seu pai e com seu irmão, o que o fez sair de casa? Apenas uma vida de novas experiências? Ou um basta porque estava na casa do pai e não se sentia filho, pois tinha um irmão que teoricamente era um exemplo e ele não conseguia ser igual.....

Sim caros amigos, havia um motivo sim, e esse motivo incomodava este jovem, era o mais moço, talvez vivesse a sombra do irmão mais velho, que trabalhava para o Pai, com o Pai mas tinha um relacionamento de escravo, não se divertia com as coisas do Pai, tinha tudo mas ao mesmo tempo não tinha nada, também esse não se sentia filho.
Um pai amoroso e dois filhos com comportamentos completamente diferentes, não acha isso familiar com nossos relacionamentos enquanto comunidade? Hum, parou pra pensar, se identificou... pensou em alguém...não querido estou falando de você, de mim, não olhe para ninguém, olhe para dentro de você mesmo e pergunte...SOU FELIZ NA CASA DE MEU PAI? Se for sim sua resposta porque não usufrui deste bem, porque não tens uma vida de constância, ora ta bem...ora não, vive se lamentando pelos cantos, nada da certo, e quando dá acredita que foi sorte. Porque não assumes a identidade de filho e mostra o anel para o mundo de que você tem a marca da promessa e que o mundo glorifique a Deus pela sua vida. Mas se sua resposta for não, é porque o mundo nunca saiu de dentro de você, pior do que está perdido no mundo é estar perdido dentro da casa do Pai, os perdidos no mundo as vezes não tem consciência de suas atitudes, não experimentaram o amor do Pai e por isso não se cobram, mas e os que experimentaram? Porque ainda grita o mundo em seus corações, basta ouvir um som de uma levada, que se deixa levar pelos dissabores, basta uma discussão ou desavença pra você demonstrar o que só você sabia, estar na Casa no Pai pode ser um fardo quando não se ama o Pai, apenas as suas coisas....

Por isso ir ao grupo é chato as vezes, é metódico redundante, simplesmente porque o que foi plantado em seu coração não deu tempo de criar raízes, pois os ventos do mundo lhe podaram.

Não posso me esquecer dos filhos mais velhos, aqueles que já caminham a passos largos, que tem tempo e história de caminhada, porque estes se acostumam como ETERNOS FILHOS PRÓDIGOS, não progridem na fé, porque seus passos vacilam pelo mundo e pela igreja, não conseguem se decidir, amam a dois senhores e desagradam a ambos.
Isso é a síndrome do filho pródigo, me acostumei assim, sou assim, não vou mudar, se quiserem me amar, me amem do jeito que sou, com ou sem RED LABELS em minhas mãos, vou pro mundo gasto meus bens e depois volto, já fiz isso, é só derramar algumas lágrimas, e pronto ta tudo resolvido, fico de molho algum tempo sem servir, e depois volto tudo novamente até a próxima saída de casa, afinal de contas, o Pai é amoroso e o filho é pródigo.

Estar na casa do Pai e não senti-lo é tão dicotômico quanto dar umas voltinhas pelo mundo e voltar depois, ambos são escravos e não filhos. Ambos precisam se converter verdadeiramente. Até quando o Pai nos esperará pacificamente pelo nosso retorno, e até quando Ele nos relembrará que somos filhos também, e não precisamos ter rancor daqueles que falharam e retornaram ao aprisco, porque você pode ser o próximo da lista a pedir misericórdia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário